QUAL A ORIGEM DA PALAVRA "ÓBIDOS"?

por Silvan Cardoso
Fotos: Reprodução - Histórico Quartel de Óbidos do Brasil, hoje Casa de Cultura.

Data-se em 25 de março de 1758, quando a aldeia dos Pauxis foi elevada à vila, ganhando o topônimo português "Óbidos", em mais uma missão de Francisco Xavier de Mendonça Furtado, então presidente da província do Grão-Pará.

 

Aliás, a cidade brasileira de Óbidos é conhecida como a “cidade mais portuguesa” do Pará, por conta de suas preservadas edificações com arquitetura em estilo colonial, que tiveram forte influência dos lusitanos.

 

Mas também a cidade é famosa pelos fortes nela existentes: Pauxis e Gurjão. Enquanto o Pauxis é bem preservado, estando localizado no centro histórico da cidade, do Gurjão restam apenas ruínas, localizado no alto da icônica serra da Escama.

 

Origem da Óbidos portuguesa

 

Vista de Óbidos de Portugal, com destaque da muralha de seu famoso castelo.

Mas como se sabe, Óbidos do Pará é mais uma cidade da Amazônia que passou a ser identificada por um nome de outra localidade de origem portuguesa.

 

Acredita-se que Óbidos de Portugal teria sido originada no ano de 308 a.C., com a fundação da cidade romana de Eburobrittium. Depois disso, o lugar foi dominado por outros povos.

 

Estudiosos afirmam que, além dos romanos, a cidade teria sido ocupada também pelos celtas, fenícios, visigodos e árabes.

 

Acredita-se quem tenham sido os romanos os construtores do castelo de Óbidos. Outras fontes afirmam que os mouros teriam iniciado a construção do famoso castelo, que hoje é uma das sete maravilhas de Portugal, sendo considerada a segunda mais relevante entre essas sete.

 

Em 1148, o primeiro rei de Portugal, d. Afonso Henriques, reconquistou a cidade, dando seguimento a uma nova trajetória em sua história.

 

Origem da palavra “Óbidos”

Castelo de Óbidos de Portugal, provavelmente de origem romana.

Origem romana: lenda ou verdade? 

Uma das histórias, vistas como mito, da origem da palavra “Óbidos”, foi de que um chefe do exército romano teria se dirigido ao general romano Júlio César, na formalização da conquista da região, e que essa conquista só teria sido possível devido à existência de um braço do mar, a lagoa de Óbidos.

Dessa forma, por entrarem em vias marítimas e, dessa forma, terem domínio sobre o local, foi que teria surgido a expressão em latim "Ob-id-os", que significa “por causa dessa boca”, relacionada à lagoa de Óbidos.

 

Forte Pauxis de Óbidos do Brasil: no passado protegia o lugar; hoje é ponto turístico.

Versão defendida por historiadores

Certamente que a versão mais aceita é de que a palavra tenha, na verdade, surgido do latim “oppidum”, que significa “cidade fortificada” ou “cidadela”.

 

O significado de cidade fortificada certamente tem relação ao castelo do lugar com sua grandiosa arquitetura e seus altos muros. O curioso é que a Óbidos do Brasil também têm as suas fortificações (Pauxis e Gurjão), além do icônico quartel militar, que lembra um castelo, o que se percebe uma semelhança ao Óbidos português com seu castelo medieval.

 

Atualmente, a Óbidos brasileira é um lugar repleto de histórias, tanto daquelas contadas verbalmente por seus moradores, historiadores e dos livros, como presencialmente, diante de seus prédios históricos, que, com seus traços em estilos coloniais, revelam-nos muitas curiosidades, sem precisar nos falar nada, apenas revelando seus casarões e tantas outras construções históricas que nos mostram as suas histórias.

Vista da Óbidos brasileira.

Fonte:

https://historiaeviagem.blogspot.com/2014/06/obidos-cidade-das-rainhas.html?m=1

https://lugaresdememoria.com.br/obidos-historia-lenda-e-literatura/

https://turismodocentro.pt/poi/castelo-de-obidos/

https://turismodocentro.pt/artigo/o-que-visitar-em-obidos/

https://www.cm-obidos.pt/viver/cultura/historia

https://www.obidos.net.br/index.php/artigos/7407-obidos-elevacao-a-categoria-de-vila


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O REI DO TEMPERO DE ALENQUER

TEBA, GÊNIO DA PERCUSSÃO E ÍCONE DO CARNAVAL XIMANGO

IDALICE DE JESUS, A PRIMEIRA - E ÚNICA - CATRAIEIRA DE ALTER DO CHÃO